quarta-feira, 15 de julho de 2009

O que eu pensava quando tinha entre 7 e 8 anos de idade.

Não irei contar a história da minha vida, mas como um bom capricorniano com ascendente em peixes, sempre fui um tanto maduro para cada fase da minha vida, soma-se a isso estar sempre perto de senhores ouvindo histórias da vida, uma educação rigorosa e início ao trabalho aos 12 anos, posso dizer que as responsabilidades começaram muito cedo. (abro um parêntese aqui para dizer que este não é um relato do Michael Jackson...rs).

Apesar de ser criança e até mais jovem que alguns de meus amigos na época, muitos vinham a mim pedir conselhos e querer saber o que eu achava sobre um determinado assunto ou a respeito da decisão por parte deles em suas vidas (abro outro para dizer que nunca me senti melhor que ninguém, mas é que as coisas aconteciam naturalmente, simplesmente sempre procurei usar o bom senso).

Lembro como se fosse hoje, com idade entre 7 e 8 anos eu morava em Caraguatatuba litoral norte de São Paulo, onde meus pais tinham um hotel e na avenida bem em frente a ele havia uma valeta onde juntava água de esgoto com água da chuva, separando as duas vias da avenida e que a criançada brincava de pular de um lado ao outro, muitos não conseguiam e acabavam no meio da “mistura”, alguns deixavam peles de joelho como souvenir nesta brincadeira, sem falar que a noite íamos pegar rãs, enfim, era um local especial...rs.
Este relato é para deixar bem explicado onde fiz várias reflexões na vida, as minhas meditações.

Numa tarde, no único espaço concretado desta valeta sentado ao lado de um poste, sozinho, com a idade entre 7 e 8 anos, comecei a questionar sobre algumas coisas sobre a vida como:
1- Por que existe este mundo? Por que eu existo? Por que todos existem?
2- Qual foi a intenção de Deus em fazer este mundo, a mim e a todos que aqui existem?
3- Antes disto existir o que era? Qual a origem de tudo e de todos?
4- Se eu aqui não estivesse onde eu estaria?
5- Por que ele fez um diferente do outro?
6- Por que uns são abastados, outros remediados e outros miseráveis?
7- Por que uns tem saúde, outros com a mesma debilitada e outros defeituosos?
8- Se ele é PAI de todos por que ele privilegia uns e castiga outros?
9- Por que o mesmo acontece com a natureza deste mundo, onde em cada lugar é diferente do outro e uns também são ricos e outros também são miseráveis, desertos?
10- Além de tudo ainda criou a pulga, a barata, o pernilongo, os insetos em geral pra que? Só para atormentar e transmitir doenças? E as bactérias, vírus e afins?
11- Se nada disso existia e ele fabricou o mundo e as pessoas, qual foi o intuito? Criar uma historinha para sua diversão? Privilegiou uns e outros não para analisar como seria o nosso comportamento? Ele quis fazer experiências conosco? Qual a razão? Pelo que me falaram se eu andasse certo e fizesse o bem iria para o Céu e se fosse o contrário iria para o Inferno, pra que? Por que fez todos condenados a morte? E as injustiças? Seria Deus um sádico? Por que fez tudo, não deixou explicações e caiu fora? Será que se arrependeu do que fez? Mas sempre acreditei que ELE era perfeito, a inteligência maior, puro, limpo e sabia de tudo. Por que então fazer experiências e deixar inocentes sofrendo? Ele fez tudo ao seu feitio, então concluo que ele é imperfeito?

Muitas histórias sobre a criação e a vida nunca me satisfizeram, aceitei por falta de outra melhor, mas sempre busquei o saber que me definisse todas estas perguntas e me explicasse muitas outras.

Hoje consigo entender o porquê das religiões, das seitas, das doutrinas, das filosofias, do ateísmo, das guerras, da ciência e tudo mais que existe e entendo o porquê da diversidade e da necessidade de cada um. Entendo como são as pessoas e o porquê das suas atitudes, as diferenças, de todo o histórico deste mundo, entendo quem é Deus, entendo por que sou como sou e entendo o que tenho que fazer da minha vida.

Isso faz com que eu não seja um revoltado, mas descubro a cada dia o porquê de tudo e de todos, reconheço algumas das inúmeras falhas e defeitos que tenho e outras ainda descobrirei com a continuidade do entendimento. Isso faz com que eu não seja contra nada e contra ninguém e que tenho que respeitar a tudo e a todos e que cada um segue uma estrada para um determinado ponto em comum, diferenciando esta em distância e qualidade da mesma, o que faz cada um ter o seu tempo e o seu trajeto necessário.

O entendimento evolui para a compreensão e da compreensão para a perfeição.

Entendo que com ELE tudo sou e sem ELE nada sou, que sou um ser imperfeito e cheio de defeitos, mas que já fui puro, limpo e perfeito!

5 comentários:

  1. Fernando, parabéns pelo seu BLOG!
    Pelo que vi, tem bastante riqueza nos textos.
    Vou ler a todos com calma e depois mando mais comentários.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá João! Agradeço as palavras.
    Este blog é para quem está focado em algo a mais e ter a oportunidade de acrescer informações entre amigos.
    São pontos de vista que posso expor e os amigos podem assim me conhecer melhor.
    Tem que ler com calma mesmo, são textos longos, apesar que se deixar não acabam...rs. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, Fernando.
    Está gostoso de ler!
    Como diriam os antigos (aqueles do tempo em que vc e eu tínhamos 7 anos): nunca "largue a pena".

    ResponderExcluir
  4. Que saudade...imensa...
    Deixa que eu me sinta parte de algumas dessas tardes...
    Lembrando aqui de tanta coisa...dividimos tantos momentos em nossa infância, que a beleza de tudo se transformou num grande jardim prá sempre verdinho, florido, prá alcançarmos todas as vezes que nos sentir-mos muito longe...ler você aqui, é ler parte da minha vida também... é ler nossa história, essas coisas bonitas que vamos largando pelo caminho, sinalizando a nossa passagem!
    Parabéns pelo teu maravilhoso espaço, um beijo com muito carinho e saudade da tua prima e prá sempre ao teu lado, com ou sem "peles de joelho"!

    meu carinho, Angela

    ResponderExcluir
  5. Enquanto lia as suas palavras, imagens iam-se formando na minha frente. Apesar de não ter participado da sua infância, passei a minha na praia da Maranduba, desde a época em que não tinha energia elétrica, usávamos lampiões com querosene...saudade do cheirinho, rs! Fernando, você possuí um espírito mais evoluído por isso tão questionador quando criança!
    “Evolução do espírito” é o tema que descreve o seu texto...a vida é um processo evolutivo organizacional, biológico, cultural e espiritual . Para compreender a vida é necessário a presença deste processo que segue de diferentes formas para com todos os seres pois somos diferentes uns dos outros.

    Um beijo no coração!

    ResponderExcluir