sexta-feira, 10 de julho de 2009

Informação + Conhecimento = Sabedoria?

Definição de informação:
Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

Informação enquanto conceito carrega uma diversidade de significados, do uso cotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento.

É comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática são assuntos e ciências recorrentes na atualidade, a palavra "informação" é freqüentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo.

Definição de conhecimento:
O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.

Há alguns tipos de conhecimento:
Conhecimento Empírico que é o modo comum de se conhecer sem que haja procura ou reflexão;
Conhecimento Científico que se preocupa em analisar e sintetizar explicações e soluções;
Conhecimento Filosófico que é adquirido quando se procura respostas para interrogações e questionamentos;
Conhecimento Teológico que é adquirido como revelação divina pela fé.


Como assinalado acima e observado no cotidiano, muita confusão se faz entre estas duas definições em razão de uma estar ligada a outra, assim como se faz entre inteligência e sabedoria.

Considero que muitas pessoas chamadas de “inteligentes” por ter uma grande quantidade de informações e consequentemente grandes conhecimentos, na realidade está recebendo uma certificação errônea, pois se considerarmos que grandes mentes descobriram ou inventaram uma forma nociva de se viver, não podemos considerar tal como “inteligência”, muito menos ainda sabedoria.

O homem sempre viveu a procura de respostas sobre as “coisas” da vida, como a sua origem, de onde veio, para onde vai, os fenômenos da natureza e sobre si mesmo.
Nesta busca muitas coisas foram descobertas e muitas outras ainda não, o problema é que se adquiriram informações e conhecimentos que vão em direção contrária ao que entendo como sabedoria.

As grandes mentes descobriram o átomo e isto serviu para um grande passo para a humanidade, descobriram as energias elétrica e magnética e foi dado mais um grande passo, inventou-se o avião para uma conexão com outros povos de forma mais rápida, descobriu-se a pólvora, o rádio, o telefone, a internet, radares, automóveis, dinheiro e uma infinidade de outras coisas que se for descrever não acaba mais.
Mas com estas descobertas por tudo neste mundo ser dual veio também a outra face, que foi a bomba atômica, a manipulação de vírus para criação de armas biológicas, as famosas armas de destruição em massa e o avião servindo para transportá-las; a midia de forma geral para transmitir informações no mesmo momento em que o fato está acontecendo e que também podem manipular e arrebanhar imenso número de pessoas através das “verdades” de interesses obscuros; o surgimento de hackers para invadir computadores e complicar a vida de muitos; o conforto que proporciona cada vez mais o aumento de números de obesos e doenças, tudo isso amplificou a ganância, a cobiça e a inveja pelos bens materiais e assim por diante.

Quão real é a informação e o conhecimento que criou seres “inteligentes” sem consciência, que não mediram as conseqüências e plantou-se assim a liquidação física, moral e financeira?

Hoje a grande preocupação é com as alterações na natureza criadas por estas grandes mentes e o que mais se fala é na consciência socioambiental para haver a continuidade da espécie.

Um “progresso” de degeneração geral não pode ser denominado assim, mas de “regresso”.

Conheço pessoas que não tiveram o acesso a ciência artificial, nem saber falar direito sabem, mas são grandes sábios, os verdadeiros inteligentes, os que tem a percepção da informação e conhecimento da natureza.

Todos somos materialistas, pois só enxergamos a matéria e aparências e estas não são verdades e nelas nos baseamos, por isso a vida segue este curso, mas os sábios vêem o que nenhuma escola ensina e não precisam sofrer (apanhar) para aprender.

Precisamos nos conscientizar de que sem a verdadeira informação e sem o verdadeiro conhecimento da vida e de nós mesmos não haverá solução, pois o mundo está convertido por uma sabedoria invertida, onde o atraso é dado como saber e é tão visível isso, como é visível o sofrimento do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário