terça-feira, 14 de julho de 2009

Crise mundial, uma providência divina.

A crise pode ser definida como uma fase de perda, ou de mudança a nível biológico, psicológico ou social.

A evolução da crise pode ser benéfica ou maléfica, dependendo de fatores que podem ser tanto externos, como internos. Toda a crise conduz necessariamente a um aumento da vulnerabilidade, mas nem toda a crise é necessariamente um momento de risco, mas uma oportunidade de crescimento. A evolução favorável de uma crise conduz a um crescimento, à criação de novos equilíbrios, ao reforço da pessoa e da sua capacidade de reação a situações menos agradáveis.

A crise mundial que estamos vivenciando nada mais é do que mais uma oportunidade que Deus nos dá para que acordemos e tenhamos tempo de corrigir nossos abusos e mudar o nosso procedimento.

O homem é um parasita monstruoso que de tudo extrai da natureza e nada da em troca desde que aqui surgiu, fruto da inconsciência e ainda se considera “superior” a tudo e a todos. Como pode um “superior” depender de um “inferior”?

Como pode um animal racional que se diferencia de um animal irracional por ter condições de raciocinar, mas muitas vezes tem atitudes piores que os irracionais, verdadeiros bichos? Simplesmente por que não sabe o que é raciocínio, pois se soubesse assim não agiria. Confunde pensamento com raciocínio.

Por tudo fazer confusão, pelo desconhecimento do seu ser, é que nunca se mediu as conseqüências dos atos, apenas seguiu-se no embalo e hoje estamos sofrendo as conseqüências de nossas ações.

A inconsciência e a insanidade fizeram com que cometessemos estes atos como se fossemos dono de tudo o que já existia quando aqui nascemos julgando-nos superiores e passando por cima de quem tudo isso preparou para nos receber em perfeito equilíbrio. Não satisfeitos, o homens petulantes e arrogantes foram fazendo tudo ao seu feitio e o resultado é o trabalho das dessas mãos ao longo do tempo e assim continua e em todos os setores.

Com o progresso que estávamos vivenciando gerou-se uma velocidade de devastação cada vez maior de recursos naturais, ao mesmo tempo em que poluímos em níveis alarmantes o meio ambiente. Com o uso de recursos impostos ao nosso planeta, daqui uma década, aproximadamente, estaríamos vivendo uma situação absurda. Precisaríamos de duas Terras para atender a todas as nossas necessidades. Como isso é impossível, se não mudarmos rapidamente nossos hábitos e costumes sofreremos perdas consideráveis e irrecuperáveis em nossa qualidade de vida.

Muitas espécies já desapareceram, outras estão desaparecendo ou continuarão a desaparecer. Estamos promovendo uma extinção em massa sem precedentes na natureza com o papel de um dos principais protagonistas desta destruição. Nos últimos trinta e cinco anos devastamos e matamos mais espécies que nos três séculos anteriores. O homem está conseguindo produzir um extermínio maior que o asteróide que dizimou os dinossauros há 65 milhões de anos.

Estamos vivendo o limiar de uma história de gastança e desperdício, estando muito próximos de um colapso ambiental com todas as suas conseqüências para todos nós e para as gerações futuras.

O “dono” nos deu mais uma chance de sobrevida, para nos conscientizarmos e mostrar que este mundo tem um dono que deve ser respeitado e seguirmos daqui para frente de forma responsável.

Sinto pelos cegos de olhos abertos que ainda não conseguiram enxergar isto e que só pensam em sair desta visando apenas os frutos da ganância e ambição e que consideram este texto mais uma baboseira!

Um comentário:

  1. Estima-se que o nosso planeta formou-se cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, a vida surgiu cerca de 3,5 bilhões de anos atrás e o homem surgiu cerca de 3 milhões de anos. Percebe-se então que a história humana decorre apenas numa milésima parte da vida na Terra e em tão pouco tempo este ser já industrializou-se e globalizou-se para se dar mais comodidade, ganhar tempo, ser mais eficiente...vamos dizer, um processo evolutivo mecânico!
    Mal surge uma nova ciência, tecnologia e em um ano já está ultrapassada. Querem saber se na lua de Marte há água, descobrir o surgimento de outros planetas, estrelas, mas ainda não entendem o seu próprio planeta.
    Tantos “tipos” evolutivos ocorreram...o que falta então?...falta ocorrer é a evolução da consciência, está que parou há muito tempo, não sei bem quando, mas que torna o homem um “cego” porque não consegue enxergar que o tempo dele não igual ao tempo da natureza.
    Está provocando a sua própria extinção condenado a não ter tempo algum para voltar atrás, enquanto o nosso querido planeta possuí condições suficientes de se recuperar sem a presença humana!

    ResponderExcluir