domingo, 27 de setembro de 2009

Cada um no seu quadrado.

Como seria bom se cada um estivesse mesmo no seu quadrado, assim haveria limite e consequentemente respeito.
É triste o ser humano desconhecer que para tudo há limite, um ponto de tolerância e que se ultrapassá-lo entra no abuso e todo abusado sofre as conseqüências de seus excessos. Isto é lei, lei da causa e efeito.
Este mundo tem as suas regras, suas leis definidas de forma “natural”, mas o ser humano por ser inconsciente, se julga superior a tudo e a todos e por achar que este mundo lhe pertence, sempre deu expansão aos seus gostos e vontades, graças ao seu livre arbítrio.

Assim fez quando neste planeta surgiu, criando novas regras, novas leis para uma forma de vida “artificial”, ao seu bel prazer, ou melhor, se colocou no lugar de “Deus”, substituindo-o pelo “deus-homem”.

Podemos comparar o artifício com uma pessoa enterrada de cabeça para baixo e na ânsia de sair deste sufoco se afunda cada vez mais. Isto é o que está acontecendo com a humanidade, enquanto quisermos encontrar a solução dentro de uma coisa errada, mais errada vai ficar e mais difícil será a sua solução. Está tudo torto e como o direito do torto é o torto...

O artifício não é natural e o que não é natural é contrário à sua essência, e tudo que é contrário à sua essência é prejudicial, e o que é prejudicial faz mal e o mal não reconhece direito. O mal por si mesmo se destrói e por isso vemos uma preocupação crescente de responsabilidade social e ambiental. (Lei da causa e efeito, ou melhor, colhe-se o que se planta).
“O ser humano é um vago bicho sem destino que nasceu nesta terra sem saber o porquê e nem para que, assim sendo, tornou-se um monstro em razão dos crimes hediondos que pratica contra as leis naturais”.
Quem conhece a área do seu quadrado e vive dentro de suas linhas vive feliz e contente, mas quem não as conhece ou não as respeita vive infeliz e descontente, sempre sofrendo as suas conseqüências e reclamando, pior ainda é quando arruma um bode expiatório ou questiona a justiça divina. Um verdadeiro caos!!!

O SER HUMANO É DEMAIS, PENA QUE POUCOS SABEM OU ATENTAM PARA O QUE ESTA PALAVRA QUER DIZER.
Não adianta implorar, suplicar, chorar ou rezar (Lei da causa e efeito), o homem colherá o que plantou, só será capaz de abrandar e reverter a situação conscientizando-se e parar todo o progresso artificial imediatamente, o mesmo progresso gerado pela ambição, ganância, vaidade, presunção, orgulho e soberbia, será que ele consegue recomeçar e fazer um novo final? Ainda há uma chance...


3 comentários:

  1. A lei da causa e efeito é uma lei da Física e conseqüentemente, da vida!
    Se existe a palavra "limite" há também uma significação para a mesma mas, percebe-se que impera o "não limite", infelizmente muito comum hoje em dia! Regras existem para que não estabeleça-se o "caos"!
    Seres inconscientes do reino animal sabem "respeitar" os espaços...possuem regras de vida, possuem limites próprios e, quando ultrapassados, são vistos como perigosos! A natureza é sabia, pois vive em harmonia com ela própria..o ser humano, dito animal "consciente" por possuir uma "consciência" não sabe usá-la, na sua maioria, ultrapassando limites, não respeitando regras naturais da vida, sem respeito algum a nada...gera o "caos", é a tal lei da causa e efeito"
    Sabedoria é diferente de conhecimento...se com todo o conhecimento, por hora adquirido, fosse usado com sabedoria, talvez cada um estivesse realmente no "seu quadrado" com todo o respeito...muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Ludmila!
    O problema é que o homem teve que criar as regras de um esquema falho, feito ao seu feitio, para pessoas que deveriam seguí-lo, mas infelizmente não acontece uma coisa nem outra, nem funciona o esquema e as suas regras, como o ser humano tbém não as cumpre, pois os seu conhecimento é todo ele baseado em artificio, em matéria e na inconsciência por se desconhecer.
    O homem adotou o lado "negativo" da vida quando decidiu pelo artifício, assim sendo se ligou à energia magnética, a energia do animal irracional, mas por ele não ser desta natureza houve um choque, um curto e este se desequilibrou e desta forma, além de não estar de todo animal nem racional, ele ficou mais parecido com bicho, tendo atitudes pior que a dos animais, que como você mesma disse, sabem respeitar os limites, vivem em harmonia com a natureza e só atacam para a sua sobrevivência, dentro da conhecida "cadeia alimentar".
    A verdadeira sabedoria é do conhecimento de si mesmo, do conhecimento racional.
    Agradeço pelo comentário e pelo conhecimento na área biológica, o que faz enriquecer este texto.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, a lei do livre arbítrio é a responsável pelas ações e reações. O Homem esta na terra de passagem, esta casa não é nossa, sendo assim ela deveria ser entregue quando partirmos no melhor estado para que os próximos inquilinos possam "trabalhar" e passar seus dias. As escolhas que fazemos são para sempre, remediar talvez, mas as conseqüências são geradoras da lei que vc mencionou, ação e reação. Tem aqueles que vivem pelo "olho por olho, dente por dente", tem aqueles que vivem pelo "viva e deixe viver" e tem aqueles que vivem por amor ao próximo. Romper os quadrados com toda a delicadeza para um propósito, amor ao próximo.

    ResponderExcluir