segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Amar ao próximo como a si mesmo. O que quer dizer na realidade?

O que é amar ao próximo?

Diz-se muito sobre amar ao próximo como a si mesmo, mas como isso se processa?
Ao meu modo de ver esta frase é muito mais abrangente do que parece e ao mesmo tempo, simples como descrita.

Qual o amor mais verdadeiro do mundo? O amor de Deus, mas ELE nos ensina na grande maioria das vezes com o sofrimento. Se formos analisar nossa forma de amar é equivocada, pois o sentimento DELE é puro, limpo e perfeito, assim como o sofrimento quer dizer falta de saber, pois se soubesse não sofria.

Existe também um antigo ditado que diz que ao invés de darmos o peixe devemos dar a vara e ensinar a pescar. Acho que nem devemos dar a vara, mas mostrar que ela existe e mostrar como ela pode resolver o problema do próximo e deixar o livre arbítrio dele escolher o seu caminho, mas dependendo do caso pode-se até chegar a dar a vara.

Esta frase também quer dizer que para amar alguém de verdade temos que ser capazes de amarmos a nós mesmo em primeiro lugar, pois como conseguiremos amar alguém se não nos amarmos?

O que abrange a palavra amar a si próprio?

Abrange o autoconhecimento, saber que o amor está em procurar a cada dia ser uma pessoa melhor, vigiar os seus pensamentos, sentimentos e procedimentos. Desta forma estará plantando para si colheitas fartas, o que possibilitará ser presenteado com o amor mais sublime e poder dividi-lo, amando ao próximo como a si mesmo, sem esperar permutas.

Amar a si mesmo não quer dizer querer o melhor de material para si, mas de procurar ser o seu melhor amigo, desde cuidados com a alimentação, asseio, conhecimento de si, de tudo e de todos, procurar viver em harmonia, equilíbrio, não sendo escravo de afazeres, mas colocando tudo em seus devidos lugares. Dando importância ao que realmente a merece.

Assim, quando for capaz de entender o que é o verdadeiro amor terá a capacidade de entender o que é amar ao próximo como a si mesmo e será útil finalmente, sabendo o que é servir e concluindo que quem não vive para servir não serve para viver.

O único e real patrimônio que uma pessoa pode ter é o seu conhecimento, pois é a única coisa que ninguém o tira e a única que se leva deste mundo, mas o VERDADEIRO.

3 comentários:

  1. Amar ao próximo com a ti mesmo é enxergar além do seu nariz!...é sensibilizar-se com o canto de um pássaro, a beleza de um arco íris, agradecer ao irmão Sol e a irmã lua pela sua divina presença, apreciar as estrelas que dançam no céu,saber sorrir para despertar sorrisos, saber harmonizar a SUA vida para viver em harmonia com tudo e todos a sua volta,saber compreender e respeitar, ser sincero consigo mesmo e, conseqüentemente, serás com outros...é abrir os olhos da alma que é o que faz com que enxergue além do seu nariz!
    ...a lágrima que passear no seu rosto deve ser de satisfação, de alegria...simbolizando a expansão de sua alma que mal lhe cabe de contentamento!
    Amar "alguém" em especial é não prender e nem suprimir mas é complementar e aperfeiçoar, não é somente doar mas também de trocar...é o que se quer para si e dar ao outro...assim também receberás!
    Um dia, certamente, "amar" será sentido na sua forma verdadeira e pura de ser com todos e tudo, apesar do sofrimento necessário para que se chegue até lá!

    ResponderExcluir
  2. De fato quem não se ama não consegue amar o próximo, vez que se quer sabe a intensidade desse sentimento. Concordo quando diz "quem não vive para servir não serve para viver." Pois cada vez que dividimos esse sentimento -amor- mais ele se multiplica, e trás-nos auto-conhecimento, sublimidade e por fim, aproxima-nos mais de nossa própria essência DEUS ou AMOR, como queira. Beijos sempre Fernando! Voce tem sentimentos nobres, gosto muito da nossa amizade!

    ResponderExcluir
  3. site dos livros UNIVERSO EM DESENCANTO www.culturaracional.com.br este site é oficial desses livros da CULTURA RACIONAL.

    ResponderExcluir