terça-feira, 1 de setembro de 2009

Uma homenagem a um povo especial.

Este texto é para homenagear um povo especial, os ciganos!

Um povo especial que vive a vida em contato com a natureza, que trabalha de forma natural, que utiliza os conhecimentos naturais, as ervas e tudo que é ligado a ela e nunca a agrediu por respeito e sabedoria milenar, um povo que enfrenta até hoje preconceitos por ter uma forma diferente de viver, por não ter ponto fixo e mesmo assim viver alegre!

Muitas lendas se dizem a respeito deste povo único, desde ladrões de criancinhas até seres exploradores e endiabrados, mas na realidade esta não é a realidade. Da mesma forma que existe em todos os grupos, existem os bons e existem os maus, como também existem os que se passam por ciganos para exploração dos incautos e que encontramos em praças com roupas fuleiras, mas as ciganas andam sempre bem vestidas, com tecidos caros, tem postura e sua força está ligada ao ouro.

Em seus encontros debaixo da lua e ao redor de uma linda fogueira, ao som de violão com o seu inconfundível som de choro cantado, dos homens acompanhando com palmas as danças mágicas das ciganas, regado de vinho e uma carne de porco de dar água na boca, ou um saboroso chá, eles conversam e se harmonizam com a mãe natureza. Liberdade e alegria são primordiais em suas vidas, assim como o oxigênio.

O que faz existir o preconceito é por o ser humano não respeitar as diferenças e julgar ao seu modo o próximo e como cada um julga a seu modo, como a si mesmo, cada um os vê de sua maneira, mas desconhece quem são na realidade. O preconceito é tanto que na segunda guerra mundial Hitler exterminou 600.000 ciganos, isto por que sempre foram mal vistos anteriormente e continua assim até hoje.

Tenho a honra e o prazer em conhecer este povo há quase 20 anos e muito me orgulho de tê-los como amigos e de aprender muito com eles.

Como não admirar a alegria, força, poder, conhecimento dos “segredos” da natureza e amizade sincera quando sentem que podem confiar? Como não admirar um povo antigo que trás a sabedoria passada de pais para filhos, sem a escrita convencional, onde a leitura está no verdadeiro alfabeto que é o de astrologia que está nas palmas de nossas mãos? Esse povo sabe das coisas, tanto é que este nunca esteve no meio de uma guerra ou revoltas a não ser como vítimas da ignorância humana. Em seus afazeres para ganhar o pão de cada dia nada fazem que possa afetar de alguma forma a natureza, sempre a preservaram.

Povo sábio que segue o alfabeto natural, que não se materializou e não adotou o alfabeto artificial que adotamos e que fez e faz esta grande confusão no mundo, que alterou todo o caminho natural por vontade própria e gostos sem limites e que estamos presenciando tudo em liquidação (física, moral e financeira).

Todos que sabem o que estou dizendo há de concordar comigo e os que não sabem que procurem conhecer o poder de quem está em sintonia com a natureza.

Agradeço e cumprimento este povo que também é meu de coração e de origem, por isso, saúdo meus amigos e minhas amigas especiais: Troiano, Nina, Papucha, Joni, Anita, Kali, Duio, Rejo, Patril, Volha, Iago, Dolores, Pablo, Saulo, Volha, Lolita, Carmen, Morgana, Macalena, Valodia, Veruska, Zagorka, dentre muitos outros de igual importância e em especial a Santa Sara kali, a protetora dos ciganos.

2 comentários:

  1. Estou tendo a honra de conhecer, mesmo que de forma sutil, esse magnífico povo cigano e perceber que tenho algo em comum com eles: amor pela natureza, pela liberdade, a música, a dança e o amor pelo amor!

    ResponderExcluir
  2. Também sou muito grato ao povo cigano, que me ajudou e me ajuda muito.
    Amador Marcondes - Caraguatatuba

    ResponderExcluir